Muito mais para efeito de compreensão do que propriamente por acreditar no ser cindido, Piaget dividiu a ontogênese humana em quatro estágios: sensório-motor, pré-operatório, concreto e formal. Na verdade, qualquer que seja o recorte que fizermos encontraremos os quatro estágios presentes, ainda que embrionários.
A passagem da fase das operações concretas para às operações formais é ilustrada pela construção dos agrupamentos presentes na Lógica Operatória de Piaget até a capacidade de uma Abstração Reflexionante.
O homem é para Piaget uma construção que só pode ser analisada no todo.
Cada vez que alguém ensina prematuramente a uma criança algo que ele poderia ter descoberto, essa criança é impedida de inventá-la e, consequentemente, de compreendê-la completamente. (Jean Piaget, 1986)
Estas são as bases do Construtivismo.
A Coleção Andando de Bicicleta com Jean Piaget é filha do desejo de compartilhar as reflexões do Mestre sobre o como do conhecimento. São quatro livros através dos quais estabeleceremos um diálogo com centenas de obras, sejam as de punho do próprio Piaget, sejam as de outros admiradores e críticos de suas obras.
Começamos com os “Fundamentos”. O objetivo, aqui, é descer nos porões e trazer para a luz do dia os tesouros aí escondidos. Tornar simples para que mais pessoas possam admirar o trabalho desse cientista.
O segundo livro divulga o pensamento de Piaget sobre temas sempre objeto de controvérsias. Falamos de “Símbolo, Comunicação e Sentimento”.
Seguimos com o diálogo entre o Mestre e os pensadores que com ele conviveram. A grande contribuição deste livro é a ênfase dada para a eterna questão envolvendo as considerações de Lev Semionovitch Vigotski a sua obra. Trazemos para mediar esse encontro, Sabina Spielrein, terapeuta de Piaget e discípula do psiquiatra Carl Gustav Jung.
Finalmente, no Livro 4, “Piaget e a Educação nas Nuvens”, refletimos sobre como trazer as teorias piagetianas para o ensino híbrido e as metodologias ativas da atualidade. A surpresa está na antecipação do Mestre de tudo que estamos vivendo nos dias de hoje. Piaget nunca foi tão atual
Avaliações
Não há avaliações ainda.